É verdade, os Jogos Europeus Universitários (EUG) realizaram-se mesmo em Coimbra, nos últimos 15 dias. Muitos não sabiam a grandeza deste evento multidesportivo, outros, mais céticos, não acreditavam na organização dos Jogos e na capacidade da cidade dos estudantes para os acolher. A Universidade de Coimbra, a Associação Académica e todos os parceiros desta iniciativa tiveram meses de trabalho, houve muito dinheiro investido em infraestruturas e o resultado foi francamente positivo. Por António Cerca Martins
Não sou um adepto fervoroso de cerimonias de abertura de competições, aliás, as que costumo ver decorrem de quatro em quatros anos e são nos Jogos Olímpicos, sendo assim não há comparação possível. Mas, tenho a certeza que os EUG não poderiam ter tido uma cerimónia melhor do que a que decorreu no Paço das Escolas da Universidade de Coimbra. Para começar e utilizando as palavras da atleta olímpica portuguesa Rosa Mota “ Nunca tinha visto uma cerimonia de abertura de um evento desportivo num sitio tão bonito e simbólico como o Paço das Escolas”. Quem teve esta ideia não precisa de se chegar à frente e assumi-la mas deve guarda-la para sempre na sua memória. Uma cerimónia de abertura num sitio tão emblemático como o Paço das Escolas, ao invés de um frio estádio como normalmente acontece foi um fator diferenciador tornando a cerimónia única. Se os discursos foram todos eles com intuito de motivar os atletas, o ponto alto da noite foi, sem sombra de duvidas, a exposição do vídeo mapping dos 725 anos da Universidade de Coimbra. Não poderia haver melhor maneira de mostrar o que é Coimbra a todos os atletas e voluntários presentes na cerimónia.
Falar dos EUG sem falar nos vencedores seria um erro e a grande vencedora nesta edição foi a universidade da casa, obtendo o total de 11 medalhas, entre as quais se destacam as 5 medalhas de ouro distribuídas pelo remo, canoagem e Judo. Não houve nenhuma Universidade em toda a Europa que se aproximou da Universidade de Coimbra, o mais próximo disso só mesmo a Universidade Técnica da Geórgia com 4 medalhas, sendo que 3 foram de ouro, e a Universidade de Estrasburgo com 7 medalhas mas somente 2 de ouro.
Para os mais distraídos, os EUG tiveram um papel fulcral para a cidade nos últimos 15 dias. Hotéis esgotados e ruas cheias tanto de dia como de noite fizeram com que Coimbra tivesse neste mês de Julho uma animação e um movimento que é raro assistir nesta altura do ano. Como não poderia deixar de ser, o ponto de encontro todas as noites foram os jardins da Associação Académica de Coimbra, animando todos os participantes dos jogos, voluntários e pessoas externas, terminando sempre com a balada de despedida para que todos levassem bem presente o significado da palavra “saudade”. Até nos esquecemos que estamos à porta de Agosto…
No final, foram 4027 participantes, entre os quais 3297 eram atletas distribuídos por 291 Universidades vindas de toda a Europa. Destaque ainda para os quase 700 voluntários que ajudaram a que os Jogos Europeus Universitários se realizassem. Foram 239 medalhas distribuídas pelos atletas vencedores nas 13 modalidades desportivas que estiveram em competição. Todos estes números fizeram com que estes EUG tenham sido o maior evento multidesportivo universitário alguma vez realizado em Coimbra e em Portugal.
Há sempre algo a melhorar nestes grandes eventos mas, a Universidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra e a Camara Municipal de Coimbra provaram que, juntas, estas instituições estão prontas para animar e dinamizar a cidade dos estudantes.
Parabéns Coimbra, os Jogos Europeus Universitários foram um sucesso!
- Cerimónia de abertura
- Duq, a mascote
- Primeira Medalha da UC
- Atletas em competição
- Cerimónia de encerramento
Também podes gostar
Mais de Coimbra
Grupo de veteranos “Conjurados XXI” pretende destituir DUX Veteranorum
O antigo secretário da comissão permanente do Conselho de Veteranos da Universidade de Coimbra, Matias Correia defende a destituição do …
Francisco Cunha lança música em editora internacional
Release Records lança, esta sexta feira, a música “For Life” de Francisco Cunha. O Dj/produtor natural de Coimbra é, assim, …
CD/AAC quer “destituição com suspensão de legitimidade eleitoral passiva” de Pedro Matos Filipe
A Comissão Disciplinar (CD/AAC) emitiu uma nota de culpa acusatória contra o ex-presidente da Comissão Eleitoral (CE/AAC), Pedro Matos Filipe, em …